Colágeno é a proteína mais abundante do organismo, possuímos aproximadamente 30% de colágeno quando jovens. A partir dos 25 anos a produção da proteína colágeno começa a diminuir, principalmente nas mulheres (os homens produzem mais colágeno que as mulheres). Por isso, a pele vai ficando mais flácida e sem sustentação. Existem dois tipos de colágeno – os hidrolisados e os para cartilagem. O colágeno para cartilagem representa 15% do colágeno no nosso corpo e 85% é o colágeno que está relacionado à pele, unhas, cabelos, parede das artérias, tecidos…
Colágeno tipo II: é um colágeno relacionado às articulações. Não é hidrolisado, ou seja, é construído de moléculas maiores que não sofrem hidrólise. Desta forma, mantém intactas as propriedades do colágeno e é feito em temperaturas mais baixas, para não alterar suas estruturas. Se mantém na forma in natura. É mais facilmente absorvido pelo organismo do que o colágeno hidrolisado.
Procedência: extraído do externo do frango, é um tipo de colágeno que se mantém intacto, sem desmembramento.
Uso: ajuda na reconstrução das cartilagens e fortalecimento do sistema muscular esquelético.
- Diminui o inchaço: modula o sistema imunológico, auxiliando na diminuição da inflamação e, consequentemente, a dor e o inchaço nas articulações.
- Recupera o colágeno: mantém as articulações saudáveis
Ao modular o sistema imune, prevenindo a destruição do colágeno presente nas articulações e a inflamação, B2Cool favorece a saúde articular. - Reduz inflamação: controla a inflamação ao modular o sistema imune, aumentando a liberação de citocinas anti-inflamatórias, diminuindo a liberação das pró-inflamatórias e reduzindo a destruição do colágeno articular.
- Evita degradação articular: Por ser um colágeno nativo, B2Cool age através do mecanismo de tolerância oral, auxiliando na redução da degradação do colágeno articular.
Indicação: Idosos, esportistas, pessoas de sobre peso (que costumam forçar suas articulações). Artrite reumatoide e osteoartrite.
Mercado: existem duas nomenclaturas existentes de mercado o colágeno tipo II e o colágeno UCII. Elas são a mesma coisa, porém a tecnologia utilizada na fabricação é diferente. O UCII tem a sua ação potencializada.
Colágeno hidrolisado – este tipo de colágeno passa pelo processo de hidrólise para que suas moléculas sejam quebradas em partículas menores. Assim, essa proteína é melhor absorvida pelo organismo e pode trazer benefícios como beleza da pele, unhas e cabelo.
Procedência: colágeno é uma proteína obtida do osso da cartilagem bovina que passa pelo processo de hidrólise deixando as proteínas em partículas menores.
Uso:
- Auxilia no aumento da elasticidade
- Combate a flacidez
- Combate o envelhecimento precoce
- Fortalece as unhas e cabelos
- Melhora a hidratação da pele
- Reduz a celulite
- Suaviza rugas e linhas de expressão
- Muito importante: a produção de colágeno depende da vitamina C (fundamental suplementar com vit. C junto) e do GH (hormônio que se consegue com boas noites de sono e exercício físico), então é muito importante fazer este uso associado. Para melhorar o colágeno precisamos ter bons níveis de vit. C, GH, ferro, cobre, selênio, zinco. Para tomar é importante observar que o colágeno hidrolisado e vitaminas precisam ser absorvidos com gordura, ou seja, junto com a refeição.
O açúcar impede a absorção do Colágeno do tipo hidrolisado. Então não adianta suplementar e ter uma alimentação com alto índice glicêmico.
Indicação: a partir de 25 anos de idade.
Mercado: existem no mercado dois tipos de colágeno o hidrolisado e o Verisol. A quantidade indicada de colágeno hidrolisado é de 5 gramas ao dia, e a do Verisol (seria um colágeno hidrolisado otimizado) é de 2,5 gramas ao dia. Como as quantidades são altas, eles são tomados em pó.
O colágeno Verisol é otimizado, como se ele tivesse um “gps” para levar para a pele, unha e cabelo. Ajuda a combater rugas, flacidez, as linhas de expressão, celulite, dando brilho à pele. Comprovação cientifica de 2 a 3 meses de uso na redução de rugas.